18 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (7)

Sétimo número da série. O "Notícias" continua a fornecer dados do apuramento preliminar dos resultados, através do Secretariado Técnico de Admnistração Eleitoral. Segundo o apuramento de ontem à noite, o candidato Nyusi e a Frelimo lideram, mas Dhlakama está à frente nas províncias de Nampula, Zambézia (os dois maiores círculos eleitorais do país) e Sofala e a Renamo nas províncias de Sofala e Zambézia. O candidato Daviz Simango e o MDM continuam em terceiro lugar. Cerca de 11 milhões de pessoas foram recenseadas para votar. Aqui.
Adenda às 05:25: O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, disse que irá contestar as eleições do dia 15 de Outubro por terem sido injustas e marcadas por fraude, mas que não haverá mais guerra no país. Aqui.
Adenda 2 às 06:02: o porta-voz do MDM, Lutero Simango, afirmou à "Rádio França Internacional" que o seu partido não aceita os resultados provisórios e garantiu que "vamos para uma batalha jurídica e estamos dispostos a ir até às últimas consequências". Aqui.
Adenda 3 às 06:08: segundo Ivone Soares da Renamo, Afonso Dhlakama falará do processo eleitoral hoje, às 14 horas, no Hotel Cardoso, cidade de Maputo. Aqui.
Adenda 4 às 06:16: "Até ao princípio desta tarde, das 17.010 mesas de voto, tinham sido processadas 5.720, o que corresponde a 33.63 %." Aqui.
Adenda 5 às 08:27: segundo um jornalista sedeado em Quelimane, esta manhã, em conferência de imprensa, a Comissão Eleitoral local vai divulgar resultados provisórios da cidade.
Adenda 6 às 15:11: relatório preliminar da Ordem dos Advogados de Moçambique e da SADC Lawyers Association, aqui.
Adenda 7 às 19:38: ainda não saíram os resultados provisórios do escrutínio em Quelimane.

Sem comentários: