23 outubro 2014

Ante a profecia nãorealizável da Renamo: o que vai agora suceder? (7)

-"[...] Desta vez a vitória é nossa, uma vez que as condições já estão criadas para o efeito. A vossa presença massiva (no comício) mostra claramente que Dhlakama já é inquilino da Ponta Vermelha. E isso está fazer com que alguns candidatos respirem fundo. No dia 15 vamos apenas às urnas confirmar a nossa vitória”, disse o candidato da Renamo."Aqui.
-"A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) reivindicou esta quinta-feira, dia 16 de Outubro, vitória nas eleições gerais de 15 de Outubro em Moçambique e disse que não reconhece os resultados eleitorais, anunciou o porta-voz do partido." Aqui. (recorde a adenda 12 aqui)
Sétimo número da série. Passo ao quinto ponto do sumário proposto aqui, a saber: 5. Fraude e julgamento retrospectivo. O julgamento retrospectivo é uma das características mais notáveis da forma como diariamente enfrentamos a vida e fazemos do passado a pedra angular das nossas representações sociais. Assim, se no passado aconteceu o fenómeno A, é lógico e natural - assim se pensa - que ele volte a acontecer. Os partidos políticos e seus intelectuais são, regral geral, grandes produtores desse tipo de julgamento. No caso das eleições, o julgamento retrospectivo funciona assim: se no passado houve fraude, ela voltará a ocorrer. Este tipo de julgamento tem lugar em múltiplas situações. Por exemplo, hoje ainda, de forma tenaz, a Renamo é para a Frelimo um prolongamento dos "bandidos armados" e a Frelimo é para a Renamo um prolongamento do comunismo.

Sem comentários: