25 setembro 2014

O que se passou em Gaza?

De acordo com o "Boletim sobre o Processo Político em Moçambique", "a campanha eleitoral do candidato do MDM, Daviz Simango, foi atacada hoje em Chibuto e ontem em Chowké, Xai-Xai e Macia na província de Gaza." Aqui. Segundo o "Notícias", "o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) queixa-se da alegada tentativa de inviabilização da campanha do seu candidato à eleição presidencial, Daviz Simango, na terça-feira em Xai-Xai, Macia e Chókwè, na província de Gaza, e em Xinavane e Magude, na província de Maputo." Aqui.
Observação: repare-se que no primeiro texto escreveu-se, de forma categórica, que a campanha eleitoral do MDM foi duas vezes atacada na província de Gaza e que no segundo escreveu-se, com tom problemático, que o MDM se queixa de uma alegada tentativa de inviabilização da campanha. Enquanto isso, leia o que afirmou o chefe do gabinete eleitoral desse partido em Maputo, aqui. Finalmente, nas redes sociais, designadamente no Facebook, a violência sofrida pelo MDM tem sido largamente comentada e condenada.
Adenda às 05:15 de 26/07/2014: intervenção do presidente da Comissão Nacional de Eleições, aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

Vi com os meus olhos no noticiário das 20 de ontem no canal da Soico um polícia de trânsito a desferir pontapés em um cidadão. A indignação não permitiu ver o contexto mas parece que era um desses momentos contra o MDM.
Contudo, independemente do contexto , o mau polícia já devia agora estar expulso da corporação e ainda a aguardar julgamento da acusação de agressão e abuso de função dominante.
Curioso que estes cobardes não fazem isso com a Renamo que sabe arreganhar os dentes quando se lhe pisa os pelos da cauda e coloca em sentido soldados a tempo inteiro.