30 janeiro 2011

Egipto: situação social agrava-se

Dezenas de mortos e milhares de feridos, saqueadores terão destruído múmias no Museu Egípcio. Aqui. Centenas de presos são dados como tendo fugido de uma prisão a 95 quilómetros do Cairo. Aqui. Milhares de passageiros acumulados no aeroporto do Cairo. AquiResumo: caos no Egipto, as manifestações prosseguem. Aqui (para traduzir este trabalho, aqui) e aqui.
Comentário: numa clara tentativa de prever a sua saída, o presidente Mubarak nomeou um vice-presidente, o que acontece pela primeira vez em 30 anos. Mas quem é o vice? Justamente o chefe dos serviços de inteligência, isso é um erro grave ante um povo que estuda cada acto governamental e deseja uma sociedade menos autoritária e mais justa.
Adenda às 9:27: confira aqui.
Adenda 2 às 10:49: "O mundo árabe desafia o muro do medo", em francês no Le Monde, aqui.
Adenda 3 às 14:39: de acordo com o Yahoo News, bandos armados libertaram milhares de prisioneiros em quatro prisões egípcias. Aqui.

1 comentário:

Abdul Karim disse...

Bem, um desenvolvimento positivo 'e que a "Irmandade Islamica" esta a tomar uma posicao secundaria,

O que elimina em principio, a possibelidade e o consequente risco de termos "fundamentalismo islamico" no poder,

Isso podera tambem reflectir um desenvolvimento enorme na forma como o Islam 'e visto no mundo, com o Egipto com 90% da populacao muculmana, conduz esta "Revolucao Democratica", sem entrar em "fundamentalismo religioso".

O islam 'e uma religiao que "prega" Paz, harmonia, ajuda ao proximo, e em ambos casos Tunisia e agora Egipto, acho que temos 2 situacoes simultanias bastante positivas, a primeira que em ambos os paises os "grupos islamicos" participaram como nacionais, e nao como religiosos, e a segunda 'e que isso permite tambem que o Islam nao seja visto como um obstaculo 'a democracia,

E nesses 2 pontos positivos sobre a actuacao de "grupos islamicos" dos 2 paises, abrem-se prespectivas futuras muito positivas para eliminacao de actos terroristas no mundo, quer terrorismo de estado contra povos e paises muculmanos, e como tambem terrorismo no seu "modelo classico" de ataques terroristas por "grupos de militantes fundamentalistas islamicos",

Dos paises arabes, principalmente dos povos arabes, a mensagem podera ser SIM, um mundo democratico e em harmonia 'e possivel e muito necessario.

Ja agora, nos ca no sul do Continente Africano, mais no domestico, deveriamos realmente comecar muito positivamente a pensar, numa tolerancia e inclusao entre nos, por forma a que a "Democracia Real" podesse tornar a Africa um continente verdadeiramente lindo, e o nosso pais num verdadeiro modelo de democracia africana de Verdade, claro que sem nunca descurar a nossa cultura africana nos seus aspectos mais positivos, por forma que a nossa identidade como Povo seja preservada com Honra e Dignidade.