27 março 2010

Fractura social (3)

Continuidade da série.
Em Angola, novos projectos imobiliários têm dado origem à expulsão compulsiva de pessoas vivendo em bairros pobres. Isto está a passar-se, por exemplo, em Benguela. Confira
aqui, aqui, aqui. Free Translation
(continua)

19 comentários:

Abdul Karim disse...

Bem, projectos imobiliarios dos do genero que "vao" acontecer na baixa da cidade de maputo, obrigam-me a prever que maputo vai ser uma cidade sui-generis...

com um luxo tal... que so virao milionarios, para os hoteis 5 estrelas a construir, ver o museu da pobreza.... e conhecer a pobreza conservada existente no mundo...e que rende uma tonelada de dinheiro para os donos do museu.

V. Dias disse...

Isto está a acontecer em Angola. A união dos angolanos faz com que pouco dos graves acontecimentos que acontece naquele país seja digerido lá, dentro de casa, e além de mais, procuram combater, ou seja, procuraram soluções, sem atacar como acontece no nosso país. Isto é demais. Precisa-se um olho clínico para estudar este fenómeno.

A nossa sociedade moçambicana compara-se muito com a portuguesa, colocámos tudo no pessimismo. Recordo-me da entrevista que Jeremias Langa fez ao professor Marcelo Rebelo de Sousa, porquê é que os portugueses são tão pessimistas assim? Limitou-se a dizer que são questões históricas.

E se me pedirem explicações, como aspirante à historiador, eu tentarei explicar. Mas o problema é que certas explicações não resultam em nada, pois para uns até o mel é amargo.

Zicomo

NB: Acho que teria muitos amigos se eu conjugasse somente os verbos da negação contra, claro, o Governo. Se eu pensasse por essas pessoas. É proibido dizer algo que ajude a legitimar o Governo ou a história. Está na altura de umas férias se isso continuara a contecer.

Abdul Karim disse...

Noto que meu amigo Viriato, denota uma fadiga mental... em marco, antes do fim do primeiro trimestre do ano, quer ferias...

Natural, Viriato,... a curva 'e apertada,

Tem por cinto de seguranca, senao capota...e fica chato... pra geracao da viragem... capotar ao vivo... por nao conseguir virar...

Ainda ha lixo para apanhar na cidade...

V. Dias disse...

Karim, Karim, Karim,

As férias são para arrefecer o clima e deixar espaço para que outros artistas pintem aquilo que lhes vai à alma. Mas não desisto. Sabe Karim, eu tenho um vírus que não é de HIV-SIDA, é um vírus da teimosia, do inconformismo, de querer saber mais, de ver as coisas com outros olhos, de andar em lugares onde boa parte das pessoas detesta, de gostar aquilo que muitos não gostam, de ser um artísta maningue diferente, porque gosto de fazer a diferença. Vou descansar sim, com uma condição: quando parar de pensar.

Recorde-se do umbHalane? Depois de puxar-lhe o rabo (porque gato é sempre gato, o rabo está sempre de fora, para abandar) anda sumido. Diz que está na pesca, no Douro, lá no Porto. Ainda assim lhe convido para beber um uisque à moda africana e não vale não como resposta.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Mas, Viriato,

Nem pode pensar em desistir,

Desistir como ? 'e pra manter firme nos propositos.

A geracao da viragem nao 'e pra brincadeira, vai limpar as cidades com uma auto-estima de se ver.

Afinal nao podemos gostar de nos proprios, aumentar auto-estima nossa, se nao tomamos banho durante 1 mes...1 ano...10 anos... no nosso caso 'e um banho merecido depois de 35 anos de independencia....

...Ter uma geracao limpadora das cidades, 'e um orgulho para mocambique... geracao viragem tem que conquistar esse orgulho...tem que limpar com objectivo... de virar.

ricardo disse...

Especulacao imobiliaria, caracteristico da economia de mercado. Acontece em todo o lado, inclusive em Mocambique.

Veja-se o que sucede na Matola por exemplo. Mas tambem na Beira, Bilene, Ponta D'Ouro, Inhaca, etc.

"Se mais houvera, la chegara..."

Mas como se trata de operacoes financeiras em que muitos ficam a ganhar, a imprensa nem la vai para saber da sorte dos "nativos"...

O que se passa em Angola, e o balao de ensaio do que ira acontecer em Mocambique na baixa Maputense, em Tete e Nacala, quanto a massa comecar a engordar os apetites dos especuladores locais.

Esperem e verao.

V. Dias disse...

Karim acordou para mim hoje, não é chamuale? Porque é que não envia da Índia ´Mahindras` para ajudar o Simango a limpar o lixo na cidade de Maputo?

Enquanto isso o chamuale Ricardo vai encomendar umas vassouras da Itália para o mesmo efeito, mas desta vez para limpar a Beira de outro Simango. Seria uma boa ideia. Eu vou enviar livros para o edil de Tete, César de Carvalho.

Zicomo

ricardo disse...

Viriato Dias...

Acho que Karim tem razao. Voce esta mesmo a precisar de ferias.

Nao percebi patavina do disse a respeito do meu comentario. Dir-se-ia que eu escrevi em Chines e voce respondeu-me em Malaio.

V. Dias disse...

Ricardo,

Será que não percebeu mesmo? Tem certeza? Pode desde já me indicar um olho clínico para me observar? Mas vamos juntos, pode ser??? Sozinho é que não vou. Afinal não sou o único que precisa de férias! Bem, deixa-me "curtir" Majurujeta dos Goroanes, assim recordo às noites no Gil Vicente. "Maputo é mesmo maningue nice."

Zicomo

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Deixa o Viriato descansar... esta cansado, das batalhas... mugabe obriga-lhe a esforcos adicionais... nao previstos...

Anónimo disse...

Após 500 anos de ocupação por parte dos colonizadores no que resultou na escravidão, desigualidades sociais e racismo os líderes africanos ainda não aprenderam que dessa forma nunca sairemos da pobreza e os nossos povos serão sempre miseráveis. Um país em que precisa de indústrias para estimular o desenvolvimento social e consequentemente a economia nacional, seus capitais acaba por ser usados no sector imobiliário, algo que não cria riqueza alguma. Este erro não está a ser cometido só em Angola. Moçambique é exemplo deste retrocesso.

Tomás Queface

ricardo disse...

Discordo desta assercao:

"...Um país em que precisa de indústrias para estimular o desenvolvimento social e consequentemente a economia nacional, seus capitais acaba por ser usados no sector imobiliário, algo que não cria riqueza alguma..."

Porquanto:

a) o imobiliario cria riqueza, ainda que volatil;
b) o imobiliario pode estimular a criacao de uma industria de construcao e materiais em Mocambique, como se exemplifica aqui: http://www.bmvbs.de/en/-,1940/Building.htm

"...Mas antes disso, ha um segredo...e preciso planificar... Verdes, campos, verdes campos..."

V. Dias disse...

Queface,

Explique-se lá bem. Você está a dizer que o sector imobiliário é fraco e que no seu lugar devia-se promover as industrias? É isso que percebi? Pode me esclarecer?

Zicomo

Anónimo disse...

sou apaixonado por Vilankulo,vivo em Vilankulo,e luto sem sucesso por Vilankulo !!!
faz-me espécie que estes projectos megalómanos,refiro-me poe exemplo á á transformação da Facim ,só aconteçam em Maputo !!!
Vilankulo e o Arquipélago de Bazaruto,parecem lugares de países diferentes,não faz sentido..
a vila de Vilankulo é um caos municipal,as poucas ruas asfaltadas estão esburacadas,a marginal não existe ,a iluminação e a limpeza são uma tristeza,mas vejam-se as fotos das estâncias turísticas nas ilhas , são do outro mundo,estes lugares fazem milhões de dólares por ano.
Vilankulo é um ponto único no planeta,com potencialidades de fazer entrar muito dinheiro para o País,de ser um lugar extraordinário no mapa turístico mundial,fica entre as 2 maiores cidades do país .
...uma estrada cujo concurso aqui foi lançado e o projecto pago pelo governo da Irlanda,a ligar Mapinhane a Africa do Sul,cerca de 500km,morreu á nascença e o taco evaporou-se, mas o governo não quer saber !!!
Este Distrito seria um pólo de desenvolvimento incrível,mas quem ganha dinheiro são os operadores estrangeiros com reservas feitas e pagas lá fora !!!
mas em Maputo tudo acontece,que tristeza,que falta de visão !!!

http://www.facebook.com/home.php?sk=lf#!/album.php?aid=105724&id=30626184379&ref=mf

Tóxico

ricardo disse...

Macaco que nao sabe dancar diz que o chao esta inclinado (ditado Manhambane)

Meu caro Toxico...

Um Manhambane meu amigo, uma vez qualificou essa atitude auto-flagelatoria de "complexo do gene B"...

Percebe?...

Anónimo disse...

não percebo,talvez voce possa explicar
Tóxico

ricardo disse...

Complexo do gene B = HIS MASTER VOICE (ALWAYS) SPEAKING...

Logo, alguem que padeça desta deformidade genética, comporta-se sempre assim. Em nome do seu Senhor. E não dele próprio...

Percebeu?

Anónimo disse...

..não,não percebi
Tóxico

ricardo disse...

Significa que...

O medo de ser livre cria o orgulho de ser escravo (anonimo)

Ou seja, nada adianta querer responsabilizar quem, por actos ou omissoes, sente-se perdido, quando nao e comandado. Uma marca genetica que se molda de geracao em geracao, assemelhando-se a um sistema de castas.


Penso que fui claro desta vez.