31 março 2010

Contradição

De acordo com o “Canal de Moçambique” online de hoje, um oficial sénior da polícia lamentou que um tribunal tivesse mandado restituir à liberdade 17 indivíduos acusados de crimes à mão armada e que aguardavam julgamento na prisão de máxima segurança em Maputo. Aqui.
Observação: esta é uma contradição merecedora de amplo debate.

5 comentários:

Anónimo disse...

E realmente uma grande contradicao porque a dias o portavoz da policia disse na televisao que nao havia ninguem detido em conexao com trafico que mulheres. Mas infelizmente os nossos governantes ja nos habituaram com mentiras. Parece que ate o policia virou politico=mentiroso

Anónimo disse...

Imaginem, se entre eles nao se entendem como e que podem vir dar licao de moral aos privados, ONGs e ao cidadao como sobre colaboracao, articulacao, etc. E como e que pensam que havera justica quando trabalham desta forma? isto parece estar tudo de pernas para o ar porque nao e so na justica mas em todas as areas. Vou dar um exemplo: na agricultura ha uma lei que estabelece faixas de proteccao ao longo dos rios mas ovem-se discursos da propria agricultura que insentiva camponeses a cortar as arvores nas margens para a pratica de agricultura depois veem outros a dizer que os camponeses tem que estar nas zonas altas, etc... e assim vamos

Julio Mutisse disse...

Professor, a polícia não deve prender para investigar; deve fazer o contrário, investigar e deter caso isso se justifique observando os formalismos legais.

A procuradoria vem sendo acusada de latergia nos casos de prazos de prisão preventiva expirados, gente sem culpa formada detidos etc, é necessário acabar com isso. A liberdade das pessoas é a regra. Já tivemos no caso albano silva gente detida 8 longos anos e considerada NOT GUILTY. Não podemos repetir o erro. É o Estado de direito a funcionar.

O Dr. Comé que mude o modus operandi dos seus homens que até podem levar "dentro" as pessoas certas mas sem os elementos essenciais para que os homens dos tribunais os mantenham lá por muito tempo e/ou, pelo menos até ao julgamento.

umBhalane disse...

De acordo com o Sr. Júlio Mutisse.

Anónimo disse...

A Polícia é um órgão que tem por missão garantir a Segurança Interna SI, coadjuvar as autoridades judiciarias através das técnicas e tácticas policiais, aplicar as denominadas medidas de polícia. A polícia auxilia o MP a reunir os elementos probatórios para apresentar no julgamento, Muitas vezes a nossa polícia não consegue reunir esses elementos probatórios que são o fundamento para a decisão dos tribunais. Na minha opinião, os tribunais não devem estar em harmonia com a policia, mas sim com a lei, devem cumprir somente com o que está previsto na lei e a policia deve melhorar os seus serviços. Para um bom desempenho da nossa polícia, devemos elevar o nivel de formação dos nossos investigadores criminais, fazer uso das novas tecnologias de informação que estão disponiveis no mercado mundial.
A SI de qualquer pais é prioridade do governo, em Moçambique falar de SI ainda é "tabu", espero um dia ver isso mudado para bem de todos os moçambicanos.