27 dezembro 2009

De que raça é a tua cor? (5)

Avancemos mais um pouco nesta série de título bizarro, mas de conteúdo real e quotidiano.
Não é por causa da natureza ou da herança genética que produzimos imagens positivas ou negativas de outros seres humanos com base na "raça", não é por causa do acaso que molestamos, ofendemos, excluímos e, até, matamos outrem em nome da bandeira racial.
É por causa de quê, então? É por causa dos recursos em geral e dos recursos de poder em particular que disputamos na interacção social, é por causa da privação ou da espoliação desses recursos.
O que são recursos de poder? Proposta de resposta: recursos de poder são condições e artefactos físicos e simbólicos que (1) geram rendimentos múltiplos de bem-estar material e espiritual e (2) permitem influenciar ou determinar a conduta de outrem.
Nota: em qualquer altura posso modificar algo neste texto, como muitas vezes tenho feito em textos anteriores. Se isso acontecer, assinalarei as alterações a vermelho.
(continua)

2 comentários:

BMatsombe disse...

Abre se o blog e lá está ele sempre actualizado, nos dando o jeito de pensar e reflectir. Parabéns, que ganhe um prémio no bob e feliz ano de 2010!

angela meives disse...

distinguir o bom e o mau,o belo e o feio, é uma prática que remota desde o tempo de cristo,sendo uma demonstração clara de que o homem ja nasce preocupado com a atribuição de significações, simbolos, a todos os objectos que fazem parte do seu convivio diário. ora, isto nao poderia ser diferente em relação a cor da pele.De facto, o problema não esta em dizer preto, branco, amarelo, azul,porque poderiam ser apenas esquemas classificatório, mas como estes sao extrapolados ao ponto de produzir igualidade, inferioridade, superioridade entre uns e outros... a preocupação do humano nao esta em ser igual ao outro, mas em ser em ser diferente, uma diferença igual a superioridade....