30 outubro 2009

(74) 30/10/09


Adenda às 6:31: medido pelo sitemeter que uso e provavelmente devido à cobertura eleitoral, este diário teve ontem 1789 visitas. A média de visitas/dia oscila entre 650 e 950.
Adenda 2 às 6:43: além da avaliação da Renamo, aguardo com curiosidade a avaliação paralela dos resultados que - creio - Frelimo e MDM devem estar a fazer.
Adenda 3 às 6:45: com grande destaque, a STV mostrou ontem membros de um suposto e numeroso grupo de observadores nacionais das eleições baseado em Nampula que fazia uso de viaturas do Estado, exibidas pela estação televisiva. Entrevistada, uma porta-voz do grupo exibiu sem rebuços uma credencial passada por um órgão estatal.
Adenda 4 às 8:25: continua a fazer falta um estudo sobre os mecanismos que influenciam as direcções dos votos e que permita ir para além do facilismo dos pontos de vista.

14 comentários:

C.Omar disse...

Bom dia Dr.

Chacate Joaquim disse...

AS DIFERENÇAS TEM SE MOSTRADO TOTALMENTE ABISMAIS SE HOUVESSE TERCEIRO MANDATO O GUEBAZ IRIA SOZINHO À CORRIDA PORQUE ESTÁ CLARO QUE NÃO TEM COM QUEM JOGAR!

Anónimo disse...

Keep up the good work, Carlos!

Anónimo disse...

Sera que, desta vez, os intelectuais, professores, religiosos, vao se unir para impedirem, com uma peticao, que a Frelimo nao altere a Constituicao?
Temos que agir! Esta democracia nao pode terminar! As liberdades conseguidas nao podem acabar!
Se o povo nao consegue ver o perigo de 2/3 da Frelimo, acho que os intelectuais conseguem.
Triste cena, esta nossa!

micas disse...

Continue com este magnífico trabalho, nós queremos estar informados e BEM.

Upps! Olhe que isto não é puxa-saquismo!!!

Um abraço

Reflectindo disse...

Estou também curioso quanto à adenda 4. A Zenaida Machado escreveu um artigo que foi publicado no allafrica, http://allafrica.com/stories/200910290001.html . Achei um trabalho excelente na avaliacão da participacão nas eleicões relativo a grupos etários. Todavia, seria também bom se houvesse algo relativo ao gênero. Mas se a Zenaida avaliou apenas em Maputo ou alguma artérias de Maputo, falta-nos ainda saber dos outros pontos do país. Saber disso só será possível se outros jornalistas espalhados em todo o país, fizeram algumas entrevistas.

Isso de um grupo de observadores viaturas do Estado é algo para reflectir e criarem-se regras claras, da mesma maneira que temos que reflectir sobre quem pode ser considerado observador eleitoral. Na segunda-volta para o Presidente do Município de Nacala-Porto, houve a mesma queixa.

Caro Chacate

Tenho receio que não tenha te entendido. Podes te explicar ainda porquê Guebuza não tem com quem jogar? Na minha opinião, penso que precisa-se de uma avaliacão do impacto das trafulhices da CNE tanto na participacão e resultados destas eleicões. As trafulhices continuarem nas próximas, então concordo contigo, mas isso vale para todo e qualquer que for candidato da Frelimo.
Entretanto, segundo o meu ponto de vista, o problema não é só, as trafulhices passaram sob permissão de quem devia ter as dificultado... Portanto, há problemas de cultura... Isso mesmo que notamos em discussões: falta seriedade, honestidade,...

Abdul Karim disse...

Ja o Tio Afonso esta ficar atraz...

Ja pra frelimo e guebuza... tem ficar claro... existimos, estamos com saude... e estamos a vir.


Esta muito dificil... travar este MDM.

Fátima disse...

Caro Reflectindo,

Sobre a questão que coloca ao nosso concidadão Chacate, foi ontem debatida na STV. Um professor universitário presente no debate, considerou com muita insistência a influência dos “serviços” da CNE na qualidade dos processos eleitorais. Posso adiantar que o debate foi interessante. Acho que é uma questão de como as leis são entendidas e a carência de bom senso na nossa sociedade.

Abdul Karim disse...

Quando comecam a resolver as questoes pendentes na PGR e CNE ?

Anónimo disse...

Baseando-me nos resultados preliminares que estao sendo publicados concluo que nesta eleicoes:

1. Ha um vencedor: Guebusa/Frelimo
2. Ha uma estrela: Deviz/MDM;
3. Ha um estudo de caso: Dlakama/Renamo, e
4. Muita falcatrua no meio

Um abraco

Carlos Serra disse...

Obrigado Micas e Bosses.Prosseguirei.

Anónimo disse...

Ha uma coisa interessante que me chamou atencao: O sr. Sibindy. Faz-me lembrar o Dudu do caso Cardoso. Um "politico" que nem sequer conseguiu organizar a sua candidatura nem a do seu partido. Isto e completamente falhado e desajustado no tempo e no contexto alia-se a Frelimo e vira, de forma magica, em "politico brilhante". Isto vem a proposito do que vem sendo exibido por algumas TVs quando se referem a reaccao dos politicos em relacao aos resultados preliminares. Assim como Dudu, que ninguem acredita nem o proprio juiz Paulino, por conveniencia foi usado para condenar pessoas algumas das TVs vem hoje, por conveniencia, tranformar o Sybinde em vedeta....

Anónimo disse...

A reportagem da STV sobre os observadores em Nampula e coisa seria que nos leva a perguntar se foi um caso so de Nampula? nao me parece. Muito provavelmente tenha acontecido em outros circulos eleitorais. Ouvimos alguns dos membros da tal "missao de observacao" a dizer sem rodeios que haviam sido recrutados pelo partido. Alias quem esteve a entregar as credenciais e alguem do gabinete do governador. Uma outra pergunta e o porque de terem descolado o autocolante que identificava o minibus como sendo da Educacao? se, de acordo com a portavoz da tal organizacao havia um compromisso de apoio em transporte pelo governo porque esconder que estavam a usar um meio do Estado? Tambem nao sei se o governo pode disponibilizar meios para grupos de observadores. Quer dizer, se eu quiser formar um grupo de observacao posso faze-lo com a garantia de apoio material do governo? se assim for acredito que aparecerao milhares de observadores. Isto pode parecer uma gota, coisinha pequena, mas se somarmos todas as coisinhas pequenas veremos que no final influenciam em grande medida nos resultados das eleicoes. Ou nao? E por isso que poucos sao os paises africanos onde os partidos no poder perdem as eleicoes. E depois ha quem armado em analista politico diz que a culpa e da oposicao......

Reflectindo disse...

Caro o último anónimo

Estás de parabéns por reflectires como faco. E pergunto-me por onde anda a PGR?