28 outubro 2009

(67) 28/10/09


Escola Secundária Josina Machel, cidade de Maputo, Bairro Polana Cimento A, dia nebulado. Entro na minha bicha às 7:20, a minha sala de votação é ao lado de uma sala onde, em 1960 (Liceu Salazar, na altura), funcionava o 3.° ano D, aulas com a Professora Fernanda Estrada (não consigo recordar-me do nome do professor don juan com quem ela parecia namorar). Tudo ali me faz regressar atrás. Gente em quantidade razoável nas bichas que avançam lentamente, muitos observadores internacionais e nacionais, muita imprensa. Vejo políticos, Edson Macuácua da Frelimo (cumprimentamo-nos, ele está alegre), uma senhora do MDM que julgo ser Ivete Fernandes (ar apressado, ladeada por dois jovens), um senhor da Renamo que julgo ser Boavida. Passa por mim Alice Mabota, está como observadora, cumprimentamo-nos. Uma equipa da STV pára na bicha e entrevista-me. Passa um jovem com o meu livro "Combates pela mentalidade sociológica" nas mãos. Alguns protestos, alguma impaciência na bicha. Mas no geral tudo bem, gente alegre, conversadora. Às 8:50 entro na sala, depois de receber o meu número no escrutinador. Gente afável e eficiente a atender, despacho-me rápido, votei, saio feliz. Cá fora ligo o celular, há uma mensagem com número identificado, pedido para eu votar em Guebuza e na Frelimo. E lá regresso a casa, com o...dedo indelével.
Adenda às 10:43: um dos meus assistentes levou apenas meia-hora para votar na escola primária da Coop.
Adenda 2 às 11:45: vou aguardando os despachos da equipa de correspondentes de Joseph/Adriano/Tânia do Boletim sobre o Processo Político em Moçambique.
Adenda 3 às 12:38: em inglês, já podeis ler o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (23), de 28 de Outubro de 2009, aqui. Não recebi ainda a versão em português.
Adenda 4 às 13:16: a versão em português, aqui, com rosto logo abaixo:
Adenda 5 às 16:52: de um leitor via email: "Prof, boa tarde. Gostaria de fazer chegar esta informação ao país, que a STV está a emitir sinal para Quelimane, desde a altura em que o líder do MDM esteve a votar, segundo as imagens. Até à hora que lhe envio este email, nada se via nos televisores. Será que algum problema de vulto só para Quelimane? Um abraço, AZ - PS. Deixe salientar que há ainda longas bichas nas assembleias de voto, mas ao longo da manhã, encontrei eleitores com cartões, mas sem assembleia de voto. Outros tinham cartões mas não estavam inscritos nos respectivos cadernos. Nao havendo explicação do que devem fazer, estes abandoram os locais de votação."
Adenda 6 às 17:00: via sms: "Há assembleias de voto que não constam dos mapas fornecidos pela CPE: no Coalane EPC 0792 e EP1 Sangarivera 0035/009"

16 comentários:

umBhalane disse...

Pois é Prof.

Dever cumprido. Satisfação. Exemplo.

Agora aquele pedido SMS, é provocação, ou eficiência?

Arrogância, falta de civismo/respeito, vale tudo,etc,...

no próprio dia das eleições!!!

Vamos esperar o que já se espera.

aminhavozz disse...

prof
Esta foi uma das suas melhores postagens. Consegui imaginar o cenario so por ler...Parabens

micas disse...

Boa Prof!

Para mim a mensagem era só uma tentativa de....ganda descaramento

Gostei de saber que até em dia de eleições e numa bicha, alguém carregua nas mãos o seu livro. Alguma mensagem escondida em tão inocente gesto?Eheheh...brincadeirinha

Como diz a Zenaida....ainda que longe estava ali.Vi tudo com os seus olhos, vivi tudo com a sua palavra.

Um abração e que o dia continue a ser de paz e civismo

Abdul Karim disse...

Dever Cumprido, Professor.

heyden disse...

Professor,

Pena nao poder estar ali por perto a ver e viver o momento. Mas sinto-me sonhador.
Abracao

xicoxa disse...

Pela forma como o prof narra os factos ate aqui tudo corre de feccao neste processo, oxala asim seja ate a divulgacao dos resultados finais.

Espero sinceramente que venca o Melhor e que n venham os vencidos constestar os resultados sem razao, so pra ingles ver.


Muta utwa Munho

Anónimo disse...

Xicoxa
Como sabe que as eventuais contestacoes serao sem razao?

Matusse disse...

Professor, boa tarde

Na Matola está se bem também. mas há uma movimentação dos homens do partidão. não estão tranquilos. Acabo de passar de boane, aqui bichas longas e lentas. Forte presença dos secretários dos bairros. Com caras preocupadas, nao sei porquê.

Anónimo disse...

Hoje vi um carro com toda a propaganda do partidão a circular pelas artérias da capital. afinal ainda não acabou a campanha?
MF

Reflectindo disse...

Caro MF

Uma boa pergunta essa, para os que não se farta(ra)m em escrever sobre sondagens, isso mesmo que acho muito rídiculo no mundo científico.

Anónimo disse...

Pois é, também fui votar e aqui estou c/ a tinta indelével que não sai mesmo!
Cheguei ontem de Londres p/ vir votar aqui na Embaixada em Lisboa, pois infelizmente não temos Círculo Eleitoral no Reino Unido; esta situação já está a ser analisada a nível do Alto Comissariado e da Casa de Moçambique em Londres e espero nas próximas eleições não ter que viajar tanto p/ poder exercer o m/ direito de voto.
Logo pela manhã, ainda não eram 6 horas lá estava eu à frente da porta da Embaixada, o 1º a chegar, pensava eu que já haveria alguns antes de mim, mas tal não aconteceu e o 2º votante chegava por volta das 7 horas; engraçado que este conterrâneo tinha estado comigo também às primeiras horas nas Eleições de 2004 e falamos sobre esse encontro há 5 anos.
Enquanto aguardava pela chegada de outros conterrâneos, lá vi o sempre afável Sr. Generoso, muito ofegante, a contar que passou a noite entre Faro e Lisboa, pois teve que ir levar o material até Faro, quando lá chegou lembrou-se que tinha deixado os cadernos eleitorais em Lisboa, teve que regressar e ir de novo p/ Faro; coitado, numa noite fez + de 400km e lá estava ele todo preocupado a retirar um cartaz, por acaso bem bonito, do velho Marechal, que se encontrava afixado nas paredes à entrada da Embaixada; logo o retirou, pois não queria conotações, embora lhe dissesse que no tempo do Marechal não havia eleições desta natureza e que podia deixar ficar o cartaz, ou então oferece-lo a mim, mas lá o retirou, dizendo que depois o reporia; pensei p/ mim, que efeito teria aquele cartaz nas pessoas que saíram zangadas de Moçambique há muitos anos quando passam por ali?
(continua)
Zé Carlos

Anónimo disse...

(continuação)
Enfim lá fui entretanto conversando c/ o Polícia destacado p/ guarnecer a Embaixada, era um jovem graduado, adepto ferrenho do Glorioso e pois claro aquela hora entre as 6 e as 7 rapidamente passou falando das aulas de aeróbica que agora são os jogos do Glorioso (Sabem porquê? Depois vos digo!), do futebol na Inglaterra que ele bem conhecia e sendo ele nascido em França, compreendia bem o sentimento de viver longe da terra amada, um bom exemplo de convívio c/ uma classe muito desrespeitada por estas bandas.
Entretanto eis que surge a Camarada Orlanda, muito faladora e também bem disposta, mesmo apesar de não ter passado muito bem nestes últimos dias e então quando aparece a figura do mano Saíde da Embaixada, é uma explosão de alegria; este irmão estava mesmo feliz, cumprimentou e falou c/ todos presentes e muito subtilmente lá nos foi manipulando, pedindo p/ que Sua Excia o Sr. Embaixador ficasse à n/ frente quando chegasse; a camarada Orlanda bem dizia que não, que éramos todos iguais, mas de facto quando o Sr. Embaixador chegou, acompanhado p/ sua esposa, lá foi direitinho p/ a m/ frente; eu não me admirei, pois sabia que o Embaixador e outros funcionários teriam necessidade de serem os primeiros e por isso lá fui conversando c/ a Sra. Embaixatriz, muito simpática, também cumprimentou pessoalmente toda gente, enquanto o n/ Embaixador passava dizendo um “Bom dia” muito discreto e lá ficou todo o tempo entregue ao s/ télélé, tal qual esses grandes jogadores de futebol, que p/ evitar os adeptos ou estão c/ os ouvidos tapados c/ auscultadores, ou estão pendurados ao telemóvel; mas a Sra. Embaixatriz, lá foi-me contando, que falta pouco p/ regressar, que a escolha do s/marido que não é da carreira diplomática mas sim política poderia não voltar a acontecer, mas sempre de uma forma muito política, ela sim a verdadeira Embaixadora (será que lá em casa também é assim? Lembrei-me muito do m/ querido Alto Comissário em Londres, António Gumende, muito humilde e afável, muito diferente do Miguel Akaíma, o ex-Ministro da Cultura do Governo do Presidente Chissano.
(Continua)
Zé Carlos

Anónimo disse...

(continuação)
São 8horas em ponto e a simpática Élia da Comissão de Eleições abre o caminho p/ a mesa de votação; à minha frente o Sr. Embaixador, depois a sua esposa e pensava eu que iria a seguir, mas tal não aconteceu: uma senhora que dizia ter uma criança de 1 ano à sua espera tinha que ter prioridade, assim como outro compatriota c/ dificuldades de mobilidade passaram à frente, tudo bem, compreendi e apoiei; mas pensam que eu seria o seguinte? Nada disso! Depois vem o motorista do Sr. Embaixador, porque tem que acompanhar Sua Excia; depois vem o Capitão Banguine, adido militar que está cheio de pressa, pois tem que ir ao Ministério da Defesa, mas lá ia dizendo que hoje não trabalhava, era dia p/ festejar; depois foi a vez do Saíte, pois tinha que seguir p/ o Porto, onde seria Fiscal; depois e então só depois é que chegou a minha vez. Quantos passaram-me à frente? Até perdi a conta, mas estava bem disposto e numa boa e até me deu gozo ver aquela encenação toda (caso contrário não teria agora material p/ vos contar, não é?);no meio disto tudo, o Ministro Conselheiro Alberto M. Augusto, que tinha chegado pouco depois das 8h, vigiava toda a movimentação na sala, será que ele já tinha também votado?Não cheguei a aperceber-me porque finalmente chegou a m/ vez.
Entrei na Sala e lá estava o Elias, Presidente da mesa que me manda levantar as mãos!
“Mãos ao ar!!!”; pois lá levantei as mãos e depois foi c/ muito orgulho que ouvi o m/ nome soar na sala toda, a declaração do m/nome e do número do m/ cartão; levantei os boletins (xi, tanto Boletim ali em cima da mesa, não seria fácil lançar alguns nas urnas? Não, claro que não estavam muitos “vigilantes” isso não iria acontecer!) e pronto votei! O boletim de Voto p/ Assembleia tinha apenas 3 Partidos: Renamo, Frelimo e PT/Ecologista.
Depois de depositar os m/ 2 boletins, de novo a simpática Élia mergulhou o m/ dedo indicador nessa tinta indelével, que bem lavo até agora (puxa, não vou apanhar a suína de tanto lavar as mãos, não senhor!) e depois fui-me embora, aliviando toda a ansiedade e angústia ao longo destes 45 dias de campanha, de longe, mas tão real de um momento p/ o outro;
Liguei p/ meu amigo Rui Matias na África do Sul que hoje também faz anos, desejei-lhe muitas felicidades e relembrei-lhe a importância deste dia; fui almoçar c/ meus filhos na Nau do Restelo, junto à Torre de Belém onde se iniciou toda esta história há mais de 512 anos; o caril de camarão e o sarapatel estavam óptimos, depois a bebinca e o “barfi” p/ rematar, contando toda esta minha epopeia aos m/ filhos, que assim poderão seguir-me neste direito de cidadania!
Para vocês todos, continuação de um óptimo dia, muita festa e alegria e que este dia seja marcado na nossa recente história!!
Abração
Zé Carlos

Viriato Dias disse...

Finalmente, dever cumprido. Votei em Faro, onde a participação foi aceitável.

Um abraço

aminhavozz disse...

Zé, porque não cria um blog...

Anónimo disse...

Obrigado Zenaida, mas disponho de pouco tempo, contribuo um pouco mais quando estou fora do dia a dia, serviço, Faculdade,casa, futebol...mas de qualquer forma muito obrigado p/ sugestão;espero k tenha tido um óptimo dia também;saudações
Zé Carlos