27 julho 2009

Convicções eleitorais

Adenda: aqui está, expressa pelo bem-falante Edson, uma convicção eleitoral para debate.

6 comentários:

Foquiço disse...

É triste! Ontem, num programa de TV, alguém dizia que um político não se faz presente na cena pelo seu histórico (se bem me recordo). Para dizer que quantos querem se autodeclarar "pai" quer da democracia ou outra coisa, podem fazê-lo - a própria democracia dá esta oportunidade -, mas se não fizerem nada no tempo presente (e com transparência, conforme seja um dos traços da democracia) correm o risco de serem deixados para trás (e é o eleitorado quem o faz). Ás vezes me tenho perguntado: como é que um partido que não consegue gerir-se a si mesmo, que não consegue gerir a sua própria imagem, poderá gerir um vasto Estado e com muita diversidade "sociológica" como Moçambique? Como poderá com toda inteligência "abafar surtos sociológicos como o 5 de Fev."?
Enfim, a história nos é importante, nos fortalece, nos valoriza, nos une, etc, etc, mas o melhor tempo para o qual devemos agir, é o presente; e um agir sustentável transporta os frutos dessas acções para o tempo futuro.

Bom inicio de semana de trabalho!

Anónimo disse...

e a encenacao politica de macuacua esta bem encenada????

Anónimo disse...

COCORICOOOO!!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


COCORICOOOO!!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


COCORICOOOO!!!!

VAMOS TODOS VOTAR!

MOCAMBIQUE PARA TODOS!


MZ

Reflectindo disse...

Penso que a sociedade civil, os académicos, jornalistas podem analisar e levantar debates sobre o modus operandi de um partido, mas resta-me saber se isso é do direito do secretário de propaganda de um partido para outro ainda que não toca onde realmente o acto lesa o Estado Mocambicano e a Democracia Multipartidária. O Edson Macuácua tem a mania de falar mal dos outros partido, mas uma coisa é a Renamo não obrigou a ninguém para a sua encenacão, não cobrou dinheiro dos funcionários públicos para a sua encenacão, não tem células nas instituicões públicas e essa Renamo até chegou de propôr para incriminar o abuso do poder público, tudo o que Macuacua negou. E, quem encena mais???

Foquico, concordo com o teu ponto de vista e muito mais que parte dum programa da TV, parabéns. Concordo que se debata sobre o congresso da Renamo, mas não seja sob ponto de vista do propagandista Edson Macuácua que nada mais quer fazer que reduzir os outros partidos à sua insignificância e aí o regresso ao seu extremo.

Shirangano disse...

As declarações de Edson Macuacua sempre trazem água no bico, e esta não foge à regra. Desta vez, ele choveu no molhado. Está claro que aquilo se tratou de uma peça teatral mal encenada.

Anónimo disse...

Da mesma forma que a Democracia do Partido Frelimo, apenas obriga os seus membros, e NÃO seus simpatizantes (adeptos do clube com ou sem cartão, MAS sem quotas em dia: são a maioria na Frelimo!) e muito menos obriga os Partidos da oposição,

> Também a Democracia do Partido Renamo apenas obriga os seus membros com quotas em dia. Nem sequer obriga os adeptos/ simpatizantes.

> Os partidos são na realidade "sociedades secretas" = "machamba de alguns", que apenas trazem a público o que mais interessa à cúpula para atrair "fiéis".

> De acordo com Muchanga (STV, ontem) os Estatutos da "sociedade" Renamo, obrigam a que o Candidato a Presidente da Républica pelo Partido seja eleito em Congresso.

> Face a esta situação, e numa atitude que revela espirito empreendedor e racionalidade na utilizaçao de recursos, optaram por "juntar o útil ao agradável" e ai está cumprida a exigência estatutária e esses formalismos de realização de Congressos ... quando é mais do que sabido que as conclusões e recomendações dos Congressos da Frelimo ou da Renamo são elaboradas antes daqueles dias de convívio, banquetes e diversão e culto ao chefe.

> MAS, Edson, tem todo o direito de usar o que entender serem os melhores trunfos para o seu Partido: Afinal ele é ou não o Secretário do Comité Central para a MOBILIZAÇÂO E PROPAGANDA.

> A sua tarefa é transparente como a água: MOBILIZAÇÂO E PROPAGANDA = "acto ou efeito de propagar ou difundir uma ideia, opinião ou doutrina" ... obviamente a da Frelimo e não dos opositores.
__