26 julho 2009

Chegou a hora do panga

De acordo com um jornal galego - La voz de Galicia - , o ministro moçambicano das pescas, Cadmiel Muthemba (à esquerda na foto), pôs à disposição da multinacional Pescanova cerca de 250 mil hectares de água doce para produzir pelo menos dez mil toneladas anuais de peixe panga e dessa maneira tornar-se o líder mundial dessa espécie de baixo custo. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Adenda 1: leia aqui uma opinião desabonatória sobre o peixe-gato ou panga. Entretanto, em programa de balanço sobre as actividades do seu ministério, Muthemba falou há dias na Rádio Moçambique sobre o aproveitamento industrial desse peixe, mas não sei se a nossa imprensa escrita conhece o acordo agora aqui dado a conhecer e que tanto hectare implica.
Adenda 2 às 19:16: leia ainda este outro trabalho, com um título expressivo: Empresários galegos também sabem colonizar em Moçambique.
Adenda 3 às 19:29: creio que se amplia internacionalmente a oferta dos nossos recursos naturais para exploração empresarial externa. Continuo a interrogar-me sobre esta economia rendeira, sobre onde anda - ou poderia andar - a nossa burguesia industrial.
Adenda 4 às 19:33: graças a uma busca feita pelo Ricardo, eis um vídeo sobre o panga, aqui.

6 comentários:

Jornadas Educacionais disse...

E é do Homem Novo que se tem mêdo que ele venda o país!

micas disse...

Grrrrrrrrrrrrrrrrrr, por estas bandas já se comercializa peixe-gato.Nhac...coisa horrível!

Anónimo disse...

250 Mil hectares é obra.

Qualquer coisa como metade da área da Albufeira de Cahora Bassa.

Para o Camarada Cadmiel Muthemba, pode ser o negócio da vida.

Os Espanhóis são um potência ao nível das Pescas. Porém, a experiência de parcerias, no Camarão, p.e., não tem sido das melhores: Ajudaram a dar cabo dos recursos; tivemos que reduzir drásticamente as capturas para os próximos anos. Trouxeram-nos o Costa Virott, da droga, e sócio da esposa de Mucumbi e de Guebuza, por participações cruzadas da Mavimbi, Afropesca, Crustamoz, etc., etc.

Mais um grupo empresarial com a parte Moçambicana representada pela elite política no poder.
__

Anónimo disse...

Interessante este artigo, Prof.: regressei recentemente do Campeonato Mundial de Hoquei em Vigo e fui fazer uma visita a Pescanova, juntamente c/ 2 Vice-Presidentes da Federacao Mocambicana de Patinagem, na tentativa de obter algum apoio da Pescanova p/a equipa mocambicana (cheia de problemas financeiros c/ compromissos e despesas de participacao) e na empresa que captura cerca de 70% do camarao de superficie mocambicano, atendeu-nos o ex-Director da Pescamar que nos disse k a Pescanova nao apoiava directamente mas sim atraves das empresas onde deteem capital, neste caso a Pescamar (realmente participou com um valor irrisorio, k deu apenas p/parte das despesas da preparacao da Seleccao em Maputo) e como tal nada poderiam fazer............uhm,mesmo interessante, depois da visita do Ministro, de mais concessoes e de outros planos futuros de cooperacao (??), eis que a Pescanova nao consegue sequer retribuir a visita e participacao mocambicana, nem k fosse com uns camaroes mocambicanos rejeitados....e que tal um dia de greve po parte dos trabalhadores mocambicanos k trabalham p/a Pescamar e Estaleiro na Beira,afim de reclamarem melhores condicoes salariais, de apoio medico,de seguro, reforma, etc...somente igual ao que os espanhois k trabalham nas mesmas embarcacoes teem em Espanha??Sera k nao era uma especie de "vinganca" por esta falta de consideracao, desprezo e desrespeito por uma equipa nacional??Ja pensei nisso,olhe k seria algo a por em pratica por parte dos representantes sindicalistas das pescas e marinha mercante.......apenas um desabafo!
Saudacoes
Ze Carlos/Conselheiro Tecnico da Federacao Mocambicana de Patinagem (ex-dirigente do sector pesqueiro em Mocambique)

Maria disse...

No lago Victoria (Tanzania) foi introduzido a "Perca do Nilo", este ja extinguiu mais de 250 especies. Este peixe 'e importado para Europa,e 'e um dos mais baratos (pelo menos em Espanha). A existencia do mesmo nao supos nenhuma melhoria de nivel/qualidade de vida a populacao que vive ao redor do lago.
Existe um documental de Hubert Sauper sobre a introducao da Perca do Nilo no lago Victoria, sua exportacao para Europa e como afecta a populacao q vive ao redor do lago. O titulo do documental 'e "Pesadelo de Darwin" en Ingles "Darwin's nightmare", esta disponivel na internet.

Pipas Forjaz disse...

é interessante ler isto http://isafromaveiro.blogspot.com/2009/02/o-peixe-gato-ou-panga-nova-aberracao-da.html