30 outubro 2008

Por que se vota em Obama?


O candidato presidencial norte-americano Barack Obama tem suscitado um espantoso leque de interpretações em todo o mundo. Se para uns ele representa mais um presidente - de oratória malandra - que vai estar ao serviço de uma América tradicionalmente belicosa e destruidora, para outros representa o sonho de uma América diferente, mais solidária. Mas mais: uma quantidade enorme de análises tem-se debrucado na raça de Obama, uns dizem que ele é negro, outros que é misto. Seja como for, Obama tornou-se já um mito, um poderoso mito deste século.
A minha pergunta é a seguinte: por que razão multidões seguem Obama, o louvam e o exigem? A minha resposta é a seguinte: porque Obama é a tradução de um programa social que faz fortemente sentido para os Americanos. É uma espécie de messias num mundo cansado de guerra, de futuro bloqueado, de individualismo, de frustração.
Nota: a foto foi-me enviada pelo Maximianio. Mas eu gostaria de conhecer a fonte original...

5 comentários:

Anónimo disse...

E a minha constatação é: Grande Prof!!! De ontem para hoje já lá vão vinte postagens, se é que não contei mal. Só aqui nesta amostra já está mais informação e material formativo do que em muitos dos jornais moçambicanos! Pelo recreativo, já sabemos que devemos aguardar até ao fim de semana. Onde vai buscar tanta fôlego e tanta capacidade de análise e escrita? Espero que o BOBs tenha também isso em conta!

Carlos Serra disse...

Obrigado.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

É bem verdade a sua opiniao... no fim e ao cabo é mais um presidente americano... no entanto, creio que para o Mundo em geral será sempre melhor um presidente do partido democrata do que republicano, um "poucochinho" melhor, é preferível do que aquela dupla de loucos McCain/Palin, a mulher é demoníaca!!!! Mas está a América preparada para eleger um Presidente (let's say, no caucasian???) É certo que Obama incarna o mítico sonho americano mas os racistas e conservadores dos silly americans nao dormem...
Kandandu
Namibiano

Carlos Serra disse...

Acho que todos nós sabemos que a direita racista (dos americanos que se consideram pais fundadores da nação)não dorme. Porém, parto sempre do princípio de que tudo é um processo. A primeira parte desse processo é o que está a suceder, o facto de haver milhões de Americanos do lado de Obama. Apenas por isso já algo mudou na América que o aristocrata Tocqueville descreveu..

Chagas disse...

Mais vale um presidete democrata? nao sei. Todos os presitendes Norte americanos tiveram susas guerras. Obama nao prometeu que terminaria a guerra contra o terrorismo, nem que iria fazer por melhorar a condicoes estruturais que leva a ocorenci de frustracao e pessoas despostas a lutar pelos seus direitos nem que se use o terror. Obama prometeu a frente do Afeganistao, que continua a ser um grave erro.