25 setembro 2008

É Deviz sintoma de crise? (5) (continua)

As opções por Simango na Frelimo (Maputo) e por Pereira na Renamo (Beira) são mais do que escolhas de bases partidárias e de decisões estratégicas técnicas nos topos. Nas malhas patronais e clientelistas dos partidos, são, acima de tudo, apostas em algo diferente, em algo que tem a ver com interesses muito precisos, com grupos sociais hegemónicos. Um município não é um um lugar neutro, de mero poder simbólico, de prestígio: é, também, um lugar estratégico de ganhos materiais muito concretos.
Para chegar ao que chamei interesses muito precisos, as escolhas partidárias recaíram em Simango em Maputo pela Frelimo e em Pereira pela Renamo na Beira.
As crises de luta estratégica que levaram à queda de Comiche e de Deviz, tiveram sequências distintas: Comiche conformou-se com a disciplina partidária, Deviz foi contra ela e tornou-se independente. Ao tornar-se independente da tutela partidária, Deviz ampliou na Beira uma busca de autonomia que já tinha sido iniciada pelo antigo governador de Sofala, Francisco Masquil, ex-membro da Frelimo e da Renamo. Acontece que Deviz é agora apoiado por Masquil e pelo grupo por este criado faz alguns anos, Grupo de Reflexão e Mudança.

4 comentários:

Anónimo disse...

Prof. a renamo esta mergulhada numa crise, o presidente do municipio de marromeu vai concorrer como independente a semelhaca do Simango. Tudo indica que Dhlakama chega amanha a beira para apresentar o Perreira e o curioso estao sendo mobilizado jovens da ojm e senhoras omm para irem ao aeroporto receber o lider da perdiz...que vergonha.

Anónimo disse...

Democracia é essa que nós queremos qual o problema?

Democracia está atrelada ao capitalismo que não se esforça sofre conquencias.

O Deviz está se esforçar para o mercado da SADC se Dhalakama quer continuar como líder que continue pelo menos Deviz já governou.

Li uma noticia no blog de Manuel Araujo segundo a qual Dr Mussa e Colaço colocaram a disposição seus cargos de assessores de Dhalakama que coisa feia em plenas eleições.

Anónimo disse...

Estranho, Lourenco Bulha foi apresentado aos membros e simpatizantes da Beira e precisamente em Munhava, mas não mereceu referência na imprensa pública?????

Leiam o artigo do Autarca (Eurinco Danca)

http://ondeteencontrar26072007.blogspot.com/2008/09/ser-difcil-tomar-beira-para-frelimo-diz.html


Reflectindo

Carlos Serra disse...

Talvez Bulha tenha agora alguns trunfos a jogar na machamba do conflito inter-renâmico.