21 setembro 2008

Amanhã sobre Deviz na STV

Serei um dos intervenientes amanhã no programa "Opinião Pública" da estação televisiva STV, 13:30, com Deviz Simango como tema. O jurista Carlos Jeque também estará presente. Quer interagir connosco?
Adenda às 21:02: a Rádio Mocambique acabou de informar que o chefe da campanha de Deviz, Chico José, reafirmou que as "bases da Renamo" (sic) apoiam o candidato. Grande imbróglio, este.

3 comentários:

Reflectindo disse...

Meus cumprimentos a Daviz Simango, o grande líder político em Mocambique.

Provavelmente conseguirei dizer mais amanhã por e-mail para si, Prof e já enviei um e-mail a Ivone Soares para lhe dizer de quão adoro lideres como Daviz. Pedi à Ivone para mostrar o meu e-mail aos senhores Afonso Dhlakama e Ossufo Momade.

Anónimo disse...

Professor Serra, tenho lido atentamente os seus posts e as reações, e sem pretender meter foice em ceara alheia decidi dar um pequeno contributo:
A existência de candidatos independentes a eleições é uma demonstração de que a democracia está impelementada.
A decisão de um politico se candidatar como independente significa que é um lider, com um projecto para a gestão da coisa publica, e o bem estar comum. Não se apoia numa estrutura partidária mas sim no desejo de dar resposta as expectativas das pessoas.
Tarefa hercúlica? Os outros politicos não têm os mesmos objectivos?
Possivelmente, no entanto a ausência do apoio de um partido obriga o politico independente a dar sempre o seu melhor. Como refere Maquiavel a respeito do pricipado civil: "um principe rodeado por muitos que lhe parecem seus iguais, não pode mandar neles, nem manejar como bem lhe aprouver...quem for feito principe pelo favor do povo deve conservar sempre a sua amizade(...)"
Concluindo, se um politico independente for um LIDER será facil ser eleito, difícil será manter o projecto proposto inicialmente.

bom trabalho,
ms

Carlos Serra disse...

Obrigado, reflectindo. Ms: muito interessante o enquadramento de Maquiavel...