27 maio 2008

Tutu advertiu há quatro anos

Certamente há quem tenha a memória curta. Especialmente quando se discute a xenofobia na África do Sul. Ora, há quatro anos, o arcebispo sul-africano e prémio Nobel da paz, Desmond Tutu, causou uma grande indignação quando expressou os seus receios sobre os riscos sociais do fosso entre ricos e pobres no seu país. Muitos sul-africanos estavam a viver em pobreza desumanizante. E advertiu: um dia pode acontecer o big bang. Se quer ler em português, recorra a este tradutor.
Adenda às 11:49: "Nos bairros mais pobres em redor das grandes cidades e centros industriais os sentimentos xenófobos são uma realidade inquestionável, com milhares de sul-africanos que lutam com dificuldades para arranjar trabalho e ter acesso a habitações condignas a acusarem os estrangeiros de contribuírem para os seus problemas." - edição do Correio da Manhã de hoje.

4 comentários:

Sensualidades disse...

Nunca se houvem os avisos quando tudo esta bem, apenas se recordam quando tudo esta mal

jokas

Paula

(Paulo Granjo) disse...

Vai ver, era um inimigo externo, ou estava a acicatar violência - como, citando o Gune, o médico quando diz a alguém que está doente.

Carlos Serra disse...

Pois é, feiticeiros estrranhos são fauna abundante...

Anónimo disse...

Oi professor espero que tenha regrassado bem à nossa pátria amada.
Professor o senhor entende muito bem da sociologia, estas manifestações populares tem um reflexo mais do que se pensa, só que os nossos chefes estam convencidos que só se trata de pobreza mas, eu alerto essa situação é o reflexo das rotinas partidárias e governativas que os africanos são vitimas.
Na africa a democracia está no papel nã esta sendo implementada e, como as coisas não mudam as pessoas cansam de esperar promessas idiótas dos dirigentes falsos. Se houvesse rotadividade na governação o povo poderia fazer comparação e teria esperança, agora tudo continua como está, o futuro do africano fica sem sentido as perspectivas de como será a vida dos nossos filhos,netos e bisnetos fica em dúvida, isso causa frustações as pessoas.
Eu sou africano eu me sinto estrangeiro no meu próprio país, as puliticas publicas são pessimas ninguém suporta, o Guebuza por exemplo empresta dinheiro aos parceiros só pra fretar aviões mas, que administrador é esse? o povo está passando fome eles estão fazendo gincana com o dinheiro publico.