31 outubro 2007

A marcha: azagaia voltou à carga

O rapper moçambicano Edson Jesus, azagaia de nome artístico, estudante universitário e autor da famosa canção mentiras da verdade, voltou à carga com novo vídeo de crítica social, com um novo manifesto importante sobre a sociedade moçambicana intitulado A Marcha. Ele é, verdadeiramente, o sucessor do falecido Jeremias Ngwenha, autor do la famba bicha. Convido-os a ouvi-lo num vídeo colocado no youtube há quatro dias.

28 comentários:

Anónimo disse...

Sim sim o azagaia está de volta se sempre a "bater" como se diz na giria popular...Já tive oportunidade em ouvir as musicas dele e...tem lá umas boas mensagens e relátos do nosso cotidiano. Já ouvi por algo que algumas pessoas influentes não gostam do que o azagaia relata nas suas músicas...deixem-no cantar. FORÇA AZAGAIA

Anónimo disse...

Granda Musica!! Sem palavras.

SO me espanta a quase inexistencia de comentarios aki.

Bom... o Mocambicano eh sempre o mesmo, por isso temos o pais que temos com governantes que temos. Um povo conformado!!

Ninja

Carlos Serra disse...

Wetela, só espero que possamos continuar a ter o Azagaia e o Gprofam bem activos, bem activos mesmo! Eles são as vozews que nos mantêm despertos. Ninja: vamos a ver se surgem comentários....

Anónimo disse...

Pro. A musica eh forte, directa e com muita doze de verdade.

Eu talvez diria, ai esta o gemeo de mcRoger. Este jovem tem tomates, e curvo-me perante ele.

Ninja

Carlos Serra disse...

Sabem, um dia almocei com Jeremias Nwenha no CEA, eu queria conhecê-lo, ele estava acompanhado da namorada. Não me esquecerei nunca do seu olhar e da sua promessa: "Vou continuar!" Depois, mais tarde, chamaram-no e deram-lhe uma bíblia. Não sei o que mais lhe deram e lhe disseram, mas o que sei, o que vocês sabem, é que Jeremias se tornou pastor e deixou de cantar música de crítica social, modelarmente exemplificada no seu "la famba bicha". Espero que isso nunca aconteça ao Edson e aos membros do Gprofam..

Carlos Serra disse...

Jeremias Ngwenha, quis dizer, desculpem.

Anónimo disse...

Vamos ver. Mas o jovem, como disse sarcastimente gemeo de mcROger, parece ter dentro de si grande energia e vontade de contribuir a a mudanca.

Espero que a sua mensagem seja percebida por todos. Mas muita pena, nao termos alternativa politica visivel.

Ninja

Anónimo disse...

Estou tentando "descarregar" a musica no You tube e infelizmente não estou conseguindo. Alguém pode me passar a letra, se faz favor?

O azagaia é, sem dúvidas, uma voz activa e eu vergo-me perante a ele, pela sua coragem e frontalidade. Não percebi porque é que o Ninja considera-o gémeo de MC Roger?!! Por ventura o MC Roger virou crítico social, abdicando-se de exibir os seus "virtuais" bens materiais e de se manisfestar como "engrachador (?)" do poder político e económico do país?

Por favor, estou fora do país desde Janeiro último, agradecia que me mostrassem o ponto de interseccão entre o azagaia e o MC Roger.

Votei no seu Blog Dr. Forca aí.

Tavares, Stellenbosch, South Africa

Carlos Serra disse...

Cá por mim ainda não tenho a letra...

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo voto, Tavares.

Anónimo disse...

OK Tavares. Ja deves ter percebido que o Azagaia eh completamente oposto do mc Roger. Dai que sarcastimante disse gemeo, porque na realidade nada de semelhante tem.

ninja

Anónimo disse...

Sim Professor, julgo que tenha fumado o cachimbo da Paz lá com os outros...provavelmente tenham encomendado um charuto de Havana para os "miudos" mas enquanto não chega, eles que não parem de nos graçear com as suas músicas...Não creio que o MC Roger seja comparado aos "miudos", o MC tem uma linha e os "miudos" tem outra. Estão em polos completamente diferentes...

Carlos Serra disse...

Isso mesmo!

Anónimo disse...

Tavares, ai tens uma das letras que fez "arder" os palcos e as nossas rádios...

E se eu te dissesse
Que Samora foi assassinado
Por gente do governo que até hoje finge que procura o culpado
E que foi tudo planeado
Pra que parecesse um acidente e o caso fosse logo abafado


E se eu te dissesse
Que o Anibalzinho é mais um pau mandado
Que não fugiu da Machava mas foi libertado
Pelo mesmo sistema judicial que o tem condenado
E o mais provável é que ele agora seja eliminado


E se eu te dissesse
Que Siba-Siba,
Coitado foi uma vitima
Da corja homicida
Que matou Cardoso na avenida
Não Anibal e a sua equipa
Condenados pelos media
Mas a mesma que deixou
Pedro Langa sem vida


E se eu te dissesse
Que Moçambique não é tão pobre como parece
Que são falsas estatísticas
E há alguém que enriquece
Com dinheiros do FMI, OMS e UNICEF
Depois faz o povo crer
Que a economia é que não cresce


E se eu te dissesse
Que a oposição
Neste país não tem esperança
Porque o povo foi ensinado a ter medo da mudança


Mas e se eu te dissesse
Que a oposição e o governo não se diferem
Comem todos no mesmo prato
E tudo está como eles querem


E se eu te dissesse
Que a barragem Cahora Bassa não é nossa
É dum punhado de gente que ainda vai encher a bolsa


E se eu te dissesse
que há jornais
Que fabricam informação
Pra venderem mais papel e ganharem promoção


E que são os mesmos que nos vendem

Anónimo disse...

Tem umas informações no site abixo sobre a entrevista que ele deu no jornal SAVANA em relação a sua música, quem puder dá um salto lá pra ler:

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/blog/1141900-http-macua-blogs-com-moambique_para_todos/

Anónimo disse...

Pelo conteúdo desse extrato de uma entrevista feita pelo SAVANA em Maio de 2007, percebe-se que as musicas de azagaia não agradam a certas elites nacionais. Aí vai:

Por duas semanas que a música não passava.
Contrariando as declarações de Patrício Filipe, director da Rádio Cidade, Azagaia disse que “As mentiras da verdade” não passaram nos programas de música daquela rádio durante duas semanas. “Não sei que termo posso usar, mas a verdade é que, depois da estreia no programa hip-hop da Rádio Cidade, a música não voltou a tocar. Apesar de ter deixado indicações por escrito informando que “As mentiras de verdade” era cartão-de-visita do álbum e tinham que passar a música, curiosamente foram passando outra música do álbum sem me consultar”.
Acresce que, uma vez constatado o desvio, falou com um DJ daquela rádio que lhe informou que recebera ordens para não tocar a música porque pode incomodar o poder instituído. A música voltou a tocar na semana passada, justamente na quinta-feira passada, dia em que o Azagaia foi entrevistado nos estúdios daquela rádio.
Sobre a identidade do seu “informante” (DJ), Azagaia escusou-se a revelar o nome alegando que “não quero nenhuma guerra com a Rádio Cidade, só espero que cumpra com o seu papel e não censure a minha música, porque está dentro dos parâmetros da liberdade de expressão prevista na Constituição da República”.
O jovem disse estranhar o facto de a Televisão Miramar ter passado uma vez o vídeo-clip da “As mentiras da verdade”, e elogia a rádio Sfm e STV por passar sempre a música e o respectivo clip. Na TVM, a única pública do país, Azagaia disse que ainda não foi deixar o álbum, porém manifestou-se pessimista quanto à possibilidade de aquele órgão passar o vídeo-clip da música. Instado a justificar o seu pessimismo, o jovem limitou-se aos risos.
SAVANA - 18.05.2007

Carlos Serra disse...

Tive ocasião de, em primeira mão, neste diário, referir o bloqueio inicial da canção, depois que recebi um aviso de um leitor...

Carlos Serra disse...

Adenda: temos, creio, campos relativamente estudados sobre os diferentes tipos de resistência oposta ao colonialismo português. Mas não temos, ainda, no país, trabalhos de história e de sociologia sobre os diferentes tipos de resistência ao "poder" nacional, estudos, por exemplo, entre muitos outros temas, sobre greves de operários, sobre os "magermane", sobre as letras de canções, etc., etc.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

E a filosofia? Existe filosofia em Moçambique? Não sei nada sobre os currículos moçambicanos... Uma letra ousada! Existe liberdade de expressão, nada não.

Carlos Serra disse...

Filosofia genérica há aos montes, filosofia específica, académica, habita, tanto quanto julgo saber, na Universidade Pedagógica. Decorre neste momento lá a Semana da Filosofia.Abraço!

Anónimo disse...

OK Ninja, grato pelo esclarecimento. Na verdade são dois pólos opostos.

Um abraco

Tavares

Anónimo disse...

Obrigado Wetela

Já fiz o "Copy and Paste" desta letra. Também havia lido um artigo acerca deste jovem na BBC (versao online) que falava da falta de rodagem da sua música na Radio cidade. Que mau!

Akele abraco, Tavares

Anónimo disse...

Um reparo..a letra colocada pelo Wetela eh de As mentrias da Verdade e nao da MARCHA, a nova musica no youtube e muito mais kente ki a anterior.

Abracos

Ninja

Carlos Serra disse...

O vídeo tem, logo no início, um excelente testemunho sobre a perseguição aos vendedores informais, àquele que, neste diário, tenho intitulado "guerrilheiros da quinquilharia". Este vódeo é um excepcional documento histórico.

Reflectindo disse...

Talvez eu tenha perdido atencão a alguma coisa ao divulgar o vídeo no meu blogue.

Algum conselho?

Carlos Serra disse...

Vi o seu blogu e creio que está perfeito. A propósito da observação no seu blogue: o vídeo está no "youtube", é público, por isso está à disposição de qualquer um de nós. Abraço!

Reflectindo disse...

Muito obrigado, Prof.

den fremmede disse...

O Azagaia falou de novo para a BBC Para Africa e vai estar no Tribuna Cultural de Segunda-Feira da Manha para falar do novo single A Marcha. O album Babalaze vai estar a venda a partir de dia 10 de Novembro, por coincidencia dia da cidade de Maputo. O video A Marcha pode ser encontrado no Youtube para todos verem. A letra tambem esta disponivel na net. Um abraco