29 setembro 2007

Mais de 200 confissões religiosas em Manica

Mais de 200 confissões religiosas estão registadas na província de Manica, centro do país (Rádio Moçambique, noticiário das 19.30). Entretanto, recorde o que há tempos aqui escrevi a propósito.

8 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Muitas confissões religiosas.
Qual ou quais as razões para tanta procura de «serviços» ou ajudas religiosas?
Sempre que as coisas correm mal, busca-se o sagrado, que nunca melhorou visivelmente nada, a não ser resistir mais a certas doenças ou tratamentos.

Carlos Serra disse...

Uma boa pergunta. Tenho tentado explicar um pouco isso (em livros) e tenho uma curta série começada há dias que tenciono prosseguir amanhã.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Já li um anexo e a acusação de análise mecanicista.
Estes novos movimentos religiosos e as igrejas estão a aproveitar os tempos para sair da periferia... É preocupante ver a Igreja a tentar retomar os tempos obscuros da Idade Média...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Penso que continuar a explicar este fenómeno pela miséria, pobreza ou ignorância não nos leva a parte alguma. Há algo mais a investigar: talvez um cérebro religioso (gânglios basais, envolvidos), um circuito neural, ligado a rotinas e sua segurança.
Abraço

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Qualquer dia, publico no meu blogue NeuroFilosofia, algo sobre o cérebro religioso e místico.

Carlos Serra disse...

Está bem!

Anónimo disse...

Julgo que para aprofundar a análise é imprecindível saber se:
 :Estamos a falar em 200 registos de:
(i)De um certo número das MESMAS religiões/igrejas/seitas - em dezenas de diferentes Comunidades Rurais, ou
(ii)No registo de 200 diferentes confissões religiosas(religiões/seitas).
 Para mim a primeira hipótese é a verdadeira. Efectivamente, quem percorre o meio rural encontra uma enorme proliferação de Igrejas, bem próximas umas das outras, num mesmo núcleo residencial: bairro, povoado, localidade, distrito, capital (consoante a divisão administrativa e/ou comunitária). Predominam os diferentes ramos das religiões, católica, presbiterana, muçulmana, e seitas diversas.
 Se 100 povoados, localidades ou distritos decidirem registar as suas diferentes “comunidades religiosas” facilmente chegaremos a centenas de registos de associações ou comunidades partilhando, provavelmente, não mais de uma dúzia de religiões ou seitas.
Florêncio

Carlos Serra disse...

Nos registo do Departamento de Assuntos Religisos do Ministério da Justiça, é o primeiro caso que está em causa. Já consultei vários dos seus registos. Mas está correcto o problema que levanta.