27 julho 2007

Apenas quatro mulheres em chefias redactoriais

O jornalismo moçambicano tem apenas quatro mulheres em chefias redactoriais: Burdina Muala (chefe de redacção da estação televisiva STV), Cremilda Massingue (directora de programas da estação televisiva TVM), Olívia Massango (chefe de redacção do semanário "O País") e Delfina Mugabe ( sub-chefe de redacção do diário "Notícias").
________________________
Corrijam-me caso eu esteja enganado.

4 comentários:

Bayano Valy disse...

Talvez fosse melhor também sabermos quantas mulheres existem nas nossas redacções. Tenho em mim que há agora uma nova vaga de mulheres a abraçarem a carreira jornalística do que antes. é verdade que são poucas, mas seria também preciso ver em que contextos as nomeações para as chefias são feitas. era preciso vermos se as outras mulheres jornalistas têm capacidade para chefiar órgãos de informação ou não. uma área que não é factorada quando se fala da comunicação social são as rádios comunitárias - em muitas rádios comunitárias as chefias são as mulheres. era preciso ver porquê o cenário parece diferente.

Carlos Serra disse...

Sem dúvida, um mundo a explorar. Eu gostaria de obter dados sobre as rádios comunitárias, a ver vamos se consigo.

Bayano Valy disse...

Hei-de ver se ajudo-o nesse aspecto. tenho primeiro que entrar em contacto com a FORCOM (Fórum das Rádios Comunitárias. Para já importa dizer que existem mais de 50 rádios comunitárias.

Carlos Serra disse...

Obrigado!!!!