24 janeiro 2007

Quénia: 7.º Fórum Social Mundial e entrevista de Samir Amin sobre os senhores da guerra em África



Termina amanhã o 7.º Fórum Social Mundial, a decorrer em Nairobi, Quénia. É estranho o quase silêncio da nossa imprensa sobre tão importante acontecimento. Leia, entretanto, uma entrevista dada pelo Professor Samir Amin à Carta Maior, a propósito dos senhores da guerra em África.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ah SIm?
O professor nao sabe porque a imprensa esta silenciada?
Agora a prioridade e acompanhar passo-a-passo a visita do Presidente da Republica que ontem terminou a sua visita no continente asiatico (Vietnam e Japao).
Ano passado foi a mesma coisa.
o PR estava em Davos, polo oposto de Porto-Alegre (simbolo da resistencia anti capitalismo neoliberal), alias, Bamako, onde tambem teve lugar o 6 FSM (policentrico, pq tambem houve em Mumbai e Caracas).
A proposito, como e que estariam la, se a cancao ca em Mocambique e de que todos devemos ser empreendedores?!

Carlos Serra disse...

Pois claro, o empreendorismo! Mas seja como for é estranho o silêncio. Nem sequer no meio académico tocou alguma campainha.

Anónimo disse...

Mas afinal, nao estao de ferias?
Niguem esta a ler.
Pouco se le neste pais. Menos se procura saber fora do necessario para leccionar. O FSM e contra o empreendorismo, pensa a massa "empreendedora".

Carlos Serra disse...

Pois é, Egídio, se calhar é porque "a cidade cheira a mofo. é a cidade dos outros"...A frase é do Matine no seu blogue "chapa100".

Anónimo disse...

o ano passado, organizou-se um forum social nacional, a nossa maneira. o professor tem muita razao, esta tudo estranho.

egidio achas que estao de ferias ou andam folgados?

Anónimo disse...

professor e egidio,venham ao chapa100 e na kaya ka hina clickar no ideamobile, Ordures=vie

Anónimo disse...

Vou lá já, irei apanhar exactamente teu chapa.

Carlos Serra disse...

Pensava nos "forumistas" nacionais que aqui, o ano passado, tanta publicidade fizeram.

Anónimo disse...

O 7° forum mundial social em Nairobi, que terminou na passada quinta-feira (25/01/07) nao teve um grande sucesso. Segundo a organizaçao, esperava-se cerca de 100 000 participantes e so estiveram cerca de 57 000. Mesmo o altermondialista mais popular (pelo menos aqui em França) – José Bové nao esteve presente. Preferiu ocupar-se da sua candidatura ás presidenciaias francesas. Aqui, as noticias sobre o forum passaram para segundo plano em virtude dos MOVIMENTOS SOCIAIS NA GUINÉ CONAKRY - seis meses apos a primeira uma greve geral que dura ha cerca de 17 dias. originou dezenas de mortos e prisoes. Os sindicalistas foram recebidos pela esposa do presidente da Republica numa primeira fase (o papel da mulher africana nas mediaçoes) numa segunda fase pelo presidente da republica Lassana Conté. Este ultimo aceitou dar uma parte dos seus poderes ao primeiro Ministro. Uma das exigencias dos sindicalistas.
Mais noticiasem:
http://www.tv5.org/TV5Site/info/afp_sommaire.php?rub=../special/afrique

Carlos Serra disse...

Excelente resumo o que fez, espero que os leitores do diário o leiam. Acresce que tb houve muitos problemas com vistos de entrada. Cumprimentos.